Saiba a importância da Análise de Dados na Gestão Pública

6/8/2024 16:21

Você já ouviu a afirmação: "Os dados são o novo petróleo"?. A frase, do matemático londrino Clive Humby, destaca a importância de analisar dados em qualquer situação ou cenário. E, quando falamos de organizações públicas, ela tem um valor ainda maior. 

A análise de dados criteriosa pode auxiliar na tomada de decisão, tornando a escolha mais estratégica, criteriosa e baseada em evidências sólidas. Além disso, pode acarretar em mais economia e maior eficiência aos serviços prestados.

Confira neste artigo como os recursos tecnológicos podem transformar positivamente as organizações públicas.

Análise de dados para a tomada de decisão

Na gestão pública, cada decisão impacta diretamente a vida de inúmeras pessoas. Por isso, a análise de dados torna-se indispensável para que cada escolha, de gestores, secretários e servidores, seja realizada a partir de fatos sólidos. Uma cultura de dados nos órgãos públicos pode auxiliar na:

  • Melhor compreensão das necessidades da população;
  • Antecipação de problemas;
  • Identificação de soluções eficazes.

Benefícios da Análise de Dados na gestão pública

A tecnologia e os dados permitem uma gestão mais informada, eficiente e orientada por evidências. Conheça a seguir alguns exemplos onde a utilização de tecnologias para geração, tratamento e análise de dados podem beneficiar a gestão pública.

1- Eficiência na operação

A adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial ou a utilização de um banco único de armazenamento de dados e informações podem dar mais celeridade e qualidade aos serviços das equipes de trabalho. Isso representa menos gasto de tempo na organização e estruturação de dados e maior rapidez na identificação de padrões e soluções.

2- Tomada de decisão embasada

Dados com fácil acesso e boa organização permitem a tomada de decisões estratégicas. Utilização de ferramentas BI, por exemplo, auxiliam na coleta, análise e apresentação das informações que devem ser consultadas para a escolha a ser feita.

3- Transparência e prestação de contas

Ferramentas que permitam uma boa comunicação das informações e de fácil compreensão tornam o acesso aos dados públicos mais transparente e simplificado. Alguns exemplos são gráficos, mapas e dashboards que podem ser gerados automaticamente por sistemas e softwares especializados.

4- Saúde Pública

Na saúde, a análise de dados pode melhorar o planejamento de serviços, assim como na geração de dados epidemiológicos e informações de sistemas de saúde que ajudam a prever surtos de doenças, melhorando a alocação de recursos.

Além da saúde da população em geral, os órgãos públicos também devem pensar na saúde de seus servidores e prestadores de serviços, sem os quais, as demandas da população não seriam cumpridas. Conheça a seguir o sistema ideal para a gestão de planos de setores públicos.

O Sistema OperaSS para plano de saúde

O sistema OperaSS, uma solução multiplataforma 100% Web e disponível, também, na versão mobile, é para quem precisa de competência técnica com simplicidade. Disponível nas modalidades ERP e mobile, ele é utilizado por diversas operadoras de saúde que atendem a municípios como Juiz de Fora, Rondonópolis e Cubatão, além de uma das maiores companhias de saneamento do país, a COPASA (MG).

Entre as suas funcionalidades está a rápida análise de dados e geração de relatórios que dão a dimensão real e imediata da situação do plano e seus beneficiários, permitindo decisões estratégicas.

Acesse o site e conheça a solução.